Imprimir
Artigos
Acessos: 2844

Eu não tenho dúvida em afirmar que muitos homens que estão frequentando nossas igrejas são apenas "cristãos nominais". A melhor definição de um cristão nominal foi dada por Pat Morley.  Veja o que ele diz:

"O cristão nominal é aquele que busca o Deus que ele quer, em vez do Deus que realmente é.  A sua tendência é a de ser superficial na compreensão de Deus: ele vê Deus como um super avô que o mima e que está sempre pronto para atender os seus desejos.  Ele sente necessidade de Deus, mas em seus próprios termos.  Ele sempre deseja um Deus relativo em vez de um Deus absoluto."

O cristão nominal é aquele que lê a sua bíblia com uma agenda em mente, se é que sequer lê sua bíblia. Ele está constantemente buscando na bíblia evidências para apoiar a decisão que já tomou.  Na realidade, ele busca um Deus que ele próprio vai sublinhando na sua bíblia e, ao fazer isso, ele acaba escrevendo um "quinto evangelho".

De muitas maneiras, ele simplesmente acrescenta Jesus à sua vida, da mesma maneira que ele já acrescentou uma série de outras coisas na sua abarrotada agenda.  Ele já fez planos e "planejamento estratégico" para a sua vida.  Seu moto é: "Planeje e ore". Ele lê  a sua bíblia em busca de conforto, mas é no jornal "Estado de São Paulo", no "Globo" ou nas principais mídias que ele busca a direção para sua vida.

Biblicamente, esses homens têm permitido que as preocupações da vida, o engano do dinheiro e o poder  sufoquem a Palavra de Deus, tornando-os completamente infrutíferos (Mateus 13:22). Eles têm permitido que o fermento da cultura/sociedade contamine toda a massa (Gálatas 5:9). Eles fazem aquilo que lhes é permitido e não o que é benéfico (I Coríntios 6:12).  Esses homens estão em grande perigo porque construíram a sua casa na areia e não na rocha (Mateus 7:24-27).

Qual é o resultado desse estilo de vida?  Creio que ninguém melhor do que Thoreau descreveu o resultado de tal prática de vida:

Uma imensa quantidade de homens vivem num silencioso desespero. 

Qual a solução para o grave problema do cristão nominal?  Como alguém disse certa vez:  "Não importa quão errado foi o caminho que você decidiu seguir, a única solução é voltar atrás."  Provérbios 28:13

Você é um cristão nominal?