Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela.  
Efésios 5:25

Ao longo desses 32 anos de ministério, eu tenho ouvido a história de centenas e centenas de casais em meu gabinete pastoral; todos esse anos me trouxe a uma arraigada e profunda convicção: casais que estão com uma enorme dificuldade de se entenderem, que não se sentem amados e que afirmam que a chama do amor já há muito se extinguiu, os quais já estão considerando uma separação ou divórcio, assim agem porque a conta do Banco Emocional de uma das partes ou de ambos está excessivamente baixa.

Casais se separam quando emocionalmente levam seus cônjuges emocionalmente à falência, o que nos leva a pensar que faz todo o sentido do mundo edificar, construir, preservar o amor e a confiança no relacionamento conjugal.  Da mesma maneira que não pagar as contas no final do mês é pura tolice, tolo também é o marido que não faz constantes depósitos na Conta Bancária Emocional da sua esposa.

Fazer o que disse que faríamos, investir tempo um com o outro, engajar-se em conversações produtivas, manter-nos fisicamente em ordem, ser um agradável e criativo parceiro sexual – esses são depósitos que todos nós podemos fazer na conta bancária das nossas esposas e com um esforço relativamente pequeno.

Todos nós vamos fazer retiradas.  A questão é como fazer depósitos mais rapidamente do que retiradas? Tudo o que você fizer com a sua esposa ou é um depósito ou é uma retirada.  Pergunta: Como é que anda as suas transações no Banco Emocional da sua esposa?  Qual é a sua estimativa do seu saldo no Banco Emocional dela?

Seu, pelas almas dos homens,

Author: Nélio DaSilva
Coordenador Nacional - Homens de Valor