Um problema compreendido é um problema 50% resolvido.
Ralph Waldo Emerson
Queridos amigos
Em outubro do ano de 2008 nascia a Associação Ministério Homens de Valor. Desde então, tive a imensa alegria – a despeito de muitas lutas e dificuldades de iniciar um ministério de projeção nacional, sem absolutamente nenhum recurso financeiro – de ver muitas transformações genuínas nos corações de muitos homens, (atingimos mais de 10.000 homens) a partir da minha própria igreja local e também no cenário nacional.
Nessa breve jornada, eu pude aprender alguns preciosos insights que, penso eu, são fundamentais sobre a realidade do homem e sobre o específico ministério de discipulado de homens. A primeira coisa que aprendi foi que a tarefa é muito mais desafiadora/difícil do que eu havia previamente imaginado.
Portanto, permita-me compartilhar com você uma lista, a qual - na minha percepção - reflete as reais necessidades do homem de hoje.
Como vão as coisas com os homens e o motivo:
- A maioria dos homens tem em seus corações o desejo de fazer as coisas certas. Aquela parte do homem cristão e o seu desejo de amar, confiar, obedecer e adorar um Deus santo falam muito mais alto do que a sua carne e desejo de fazer coisas erradas.
- Nenhum homem fracassa propositadamente. Nenhum homem se levantou da sua cama, nesta manhã, e disse a si mesmo: “Humm… belo dia hoje! Deixe-me ver o que posso fazer hoje para irritar a minha esposa, negligenciar os meus filhos e trabalhar mais ainda do que trabalhei ontem.”- mas, infelizmente, muitos agem exatamente assim.
- São muitos os homens cujas vidas não se transformaram naquilo que imaginaram que seria.
- São muitos os homens cujas vidas se transformaram exatamente naquilo que eles projetaram, mas eles descobriram que o fato de terem alcançado os seus alvos projetados decididamente não foi o suficiente para lhes dar felicidade.
- Os homens estão exaustos. Criamos uma cultura que tem requerido mais energia dos homens do que eles realmente podem dar.
- Muitos homens estão preocupados, confusos, desiludidos, desorientados, tristes e depressivos.
- Muitos homens estão esgotados e sobrecarregados pelas suas dívidas acumuladas – muitas delas perfeitamente evitáveis e desnecessárias. A mim me parece que eles nunca se deram conta de que é necessário muito mais investimento de energia para gerir uma dívida do que investir energia para simplesmente ganhar o pão de cada dia.
- Muitos homens estão irados ou ressentidos, porque não conseguiram alcançar o que buscavam. Outros, alcançaram o que buscaram, mas agora não se lembram mais por que aqueles alvos arrojados do passado tiveram alguma importância.
- Muitos homens representam um papel durante a primeira parte de suas vidas – um papel que, segundo eles, irão torná-los felizes, a si mesmos e também a outras pessoas, e que isto os ajudará a obter o que desejam. Porém, quando alcançam a metade das suas vidas, eles se dão conta de que não viveram suas vidas com real autenticidade e agora querem trazer de volta a autenticidade que, até então, nunca exibiram.
- O problema com o homem não é que eles não alcançaram seus alvos. Eles alcançaram. O problema é que eles não se dão conta de que os alvos eram errados.
- Nenhuma quantidade de sucesso no trabalho pode compensar o fracasso no lar/família.
- Alguns homens parecem ter sido imunizados contra Jesus. Eles ouviram o suficiente sobre Jesus – assim eles pensam – a ponto de crer que Jesus é irrelevante e agora, na prática, O rejeitam. Na realidade, eles nunca “ouviram” Jesus. Porém, é lamentável constatar que eles rejeitaram a Vida Abundante.
- Alguns homens que conhecem a Cristo foram contaminados pelo mundo e se tornaram cristãos nominais. Os seus filhos são órfãos espirituais e suas esposas são, na prática, viúvas. (Tiago 1:27)
- Muitos homens que têm conhecimento de Deus, O conhecem apenas o suficiente para estarem desapontados com Ele.
- Porque o homem tem um sistema interno que ele mesmo construiu durante um período de 10, 20, 30 ou mais anos, ele não se torna um discípulo de Cristo da noite para o dia; leva algum tempo para se adaptar ao novo sistema de fé. “A sabedoria do mundo é confusa, - assim afirma Kierkgaard - porém, a sabedoria de Deus é edificante.”
- A solução é ajudar o homem a buscar o Deus Real. Existe o deus que desejamos e existe o Deus Real. Eles não são os mesmos. O divisor de águas na vida de um homem acontece quando ele para de buscar o deus que ele quer e começa a buscar o Deus Real.
- Temos que continuamente chamar o homem para o transcendente, para o Eterno. “Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade." Eclesiastes 3:11. Nós somos atraídos por aquilo em que colocamos o nosso foco.
- O homem precisa saber que Deus o ama com amor eterno.
- Longe de Deus, a vida não tem significado algum.
- Se um homem alcançar nesta vida tudo que ele desejar, ainda assim jamais será feliz sem Deus.
- Deus jamais forçará um homem a reverenciá-lO, mas ele fará com que este homem jamais seja genuinamente feliz, até que O reverencie.
- A grande questão que envolve Fé/Vida é: “Eu realmente creio que Deus cuidará de mim? Ele realmente se importa comigo? Ele pode fazer algo na minha situação? ”
- Homem, Ele o conhece como ninguém! Ele sabe quando você se assenta e quando você se levanta. Foi Ele que o gerou no útero de sua mãe; Ele tem contados todos os cabelos da sua cabeça, todos os seus dias nesta vida já foram preordenados por Ele.
- Ele se importa com você. Você é muito amado. Escolhido. Adotado. Um herdeiro.
- Ele pode fazer alguma coisa a respeito das suas preocupações. Ele vai fazer alguma coisa a respeito disso. Você não precisa trabalhar 80 horas por semana para fazer as coisas acontecerem. Ele quer que você descanse. Deus proverá. Ele é fiel.
- Deus está orquestrando soberanamente todas as circunstâncias das nossas vidas.
- Nos nossos momentos de desespero Deus intervirá fazendo com que evitemos a direção/decisão errada.
- Porque Deus é bom, a sua vida não resultará na maneira que você planejou.
- Se você é casado, faça da sua esposa a sua prioridade máxima depois de Deus, mas sempre ela antes de todos os outros.
- Uma vez que você tenha filhos, invista tempo em seus filhos, ame-os e diga a eles como você se orgulha deles!
- Deus nos chama a todos para edificar o reino e influenciar positivamente a cultura. Não existe uma separação bíblica entre sagrado e secular. Toda vocação é sagrada para o Senhor. Limpar mesa como garçom, consertar computadores, praticar medicina, dirigir caminhões, absolutamente não é menos espiritual do que ser um professor numa universidade cristã. Estas são algumas das minhas descobertas e as repasso como encorajamento a você. Tenho grandes sonhos para a continuidade do Ministério Homens de Valor.
É uma honra e privilégio poder ministrar ao seu lado e servi-lo.
Que Deus muito o abençoe, e a toda sua família.